AtibaiaNews.com.br - Ainda é tempo: #DOEUM LIVRONONATAL






E a campanha não pretende se encerrar no dia 25. Se você está em Atibaia, sua contribuição pode ser entregue na Droga Raia, que é um dos integrantes da Grande Rede Solidária "DOE UM LIVRO NO NATAL", cujo objetivo é realizar uma coleta do maior número possível de livros de literatura (livros didáticos estão fora da Campanha) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e bibliotecas de escolas.

A campanha, nascida informalmente como de conscientização, foi lançada no Twitter e a proposta teve uma receptividade tão avassaladora que evoluiu para um projeto consistente para organizar e coordenar as adesões e coletas de livros em todo o país. Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir de uma forma surpreendente e em grande quantidade e a campanha se tornou um dos assuntos mais comentados do ambiente e não do Twitter, passando depois a ter espontaneamente a adesão e o incentivo de artistas, trabalhadores e da mídia formadores de opinião.

Criada em outubro, DOE UM LIVRO cresceu, ganhou forma e apoio. Já somava 78.000 livros recebidos na semana passada e pretende atingir até esta semana 100.000 exemplares. A Fundação Abrinq, a ONG Visão Mundial e o projeto "Sempre um Papo" se tornaram parceiros da campanha, além do Consed (Conselho de Secretários Estaduais de Educação) e da Droga Raia que disponibilizaram as suas unidades para receber as doações. A distribuição ficará também a cargo dos parceiros da "Doe um livro no Natal".

Toda a divulgação está sendo organizada pela internet ". Isso é um exemplo de como redes sociais como as que se formam podem extrapolar limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade", avalia Luiz Goldfarb, um dos organizadores, que acredita que os novos mecanismos que viabilizam pessoas virtuais com objetivos iguais se conheçam e passem a agir juntas. Ele se aliou a Heber Dias de Sousa e Laura Furquim Xavier, que não conhecia, para uma campanha.

Os livros recebidos serão entregues em bibliotecas públicas, dentro e fora das escolas. Os organizadores esperam presentear entre 300 e 500 salas de leitura e atingir até 500 mil jovens. "Queremos encher as bibliotecas de literatura para que os jovens adquiram o hábito da leitura por prazer", diz Goldfarb.

Para participar é só acessar o blog para encontrar os pontos de doação. Em Atibaia a Droga Raia, na Rua João Pires 122, Centro, recebe as doações. F: 0xx11-4412-7242. Ela fica aberta no dia 24 entre as 7:00 e 21:00 hs. Depois volta ao seu horário normal, das 7:00 às 23:00 hs.

Por Elizabeth Horta Correa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da Câmara de Dorval recusa abolir a carne de porco do menu das cantinas das escolas

PT - Ideologia abandonada, identidade perdida

A BUNDA dos cavalos na Tecnologia moderna...