Folha de São Paulo noticia campanha #DoeUmLivroNoNatal





foco


Campanha iniciada pelo Twitter arrecada 78 mil livros para crianças


TALITA BEDINELLI
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Heber Dias de Sousa, Laura Furquim Xavier e José Luiz Goldfarb nunca se encontraram pessoalmente. Mas, juntos, viraram uma espécie de Papai Noel de crianças que têm pouco acesso a livros.

Em outubro, eles criaram uma campanha pelo site Twitter, em que pediam aos seus leitores que, neste Natal, doassem exemplares para comunidades pobres.
O que começou com apenas 140 caracteres (espaço permitido para cada mensagem) foi parar em uma das maiores livrarias do país. A partir de hoje, a livraria Cultura colocará em todos os livros que vender em São Paulo, Campinas e Porto Alegre um cartão-postal, pedindo que os compradores participem da campanha.
A ideia começou com Heber, que, de forma despretensiosa, sugeriu em seu Twitter o presente a seus leitores.

Laura, professora de química em Minas Gerais, leu e gostou da ideia. Procurou, então, o apoio do Ministério da Educação e do Conselho de Secretários Estaduais de Educação. Ganhou pontos de doação em todos os Estados.
Goldfarb, curador há 19 anos do Prêmio Jabuti e professor da PUC-SP, seguiu na mesma direção. Com experiência em campanhas de arrecadação de livros, foi atrás de empresas que quisessem participar da iniciativa.

Desde que deixou o mundo virtual, a campanha "Doe um livro no Natal" já arrecadou 78 mil livros de literatura - didáticos não são aceitos.
Amanhã, um show da cantora Maria Rita, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro, também se tornará um ponto de arrecadação. Quem doar um livro pagará meia entrada.
A meta do grupo é chegar aos 100 mil livros até o dia 23. Depois, a campanha continuará apenas nas unidades da Droga Raia, até 20 de janeiro.

Os livros recebidos serão entregues a bibliotecas públicas, dentro e fora das escolas. Os organizadores esperam presentear entre 300 e 500 salas de leitura, que podem atingir até 500 mil jovens. "Queremos encher as bibliotecas de literatura para que os jovens adquiram o hábito da leitura por prazer", diz Goldfarb. Para participar, é só acessar o blog da iniciativa para encontrar os pontos de doação: http://doeumlivrononatal.blogspot.com/

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da Câmara de Dorval recusa abolir a carne de porco do menu das cantinas das escolas

PT - Ideologia abandonada, identidade perdida

A BUNDA dos cavalos na Tecnologia moderna...